BlogdaRolha

Blog da Campanha escolar solidária "Rolhão pela Serra do Caldeirão", uma iniciativa dos alunos da turma 7º C (2005/2006) e 8º B (2006/2007) do Agrupamento Vertical Eng. Duarte Pacheco de Loulé. Projecto de Educação Ambiental da disciplina de Educação Tecnológica.

Nome:
Localização: Loulé, Algarve, Portugal

Agrupamento Vertical Eng. Duarte Pacheco de Loulé

07 novembro 2006

O País e a Cortiça...




Actualmente, o nosso País mantém a liderança na produção de cortiça, apresentando uma produção média anual de cerca de 185 mil toneladas, que corresponde a 54% do total mundial, seguido da Espanha com 88 mil toneladas (26%) e da Itália com 20 mil (6%) (Anuário 2000, APCOR & AIEC). Portugal detém ainda a maior capacidade industrial e empresarial do mundo para a transformação da cortiça e exportação dos produtos derivados já transformados, contrariando a tendência de exportação da cortiça em prancha, que caracterizou o início da actividade corticeira em Portugal. Assim, o nosso País transforma cerca de 70% da produção mundial, incluindo uma percentagem substancial de cortiça originária de Espanha. A transformação média anual de cortiça ronda as 150 mil toneladas, das quais se exportam cerca de 120 mil toneladas.

4 Comentários:

Blogger manuel castelo ramos disse...

Parabéns, pessoal, pelo vosso Blogue, mas sobretudo pela vossa campanha de reciclagem. É impressionante e imcompreensível a quantidade de cortiça que lançamos ao lixo todos os dias. Sendo director do Museu da Cortiça em Silves, só me penitencio por não vos ter ter conhecido antes. Curiosamente, e tal como vocês, já pensara em levar por diante uma inciativa semelhante aqui por Silves, e até a coloquei pessoalmente ao senhor Américo Amorim, vosso colaborador, pelo que percebi. Só faltou a "matéria-prima humana" capaz de levar a ideia por diante. Mas a vossa iniciativa voltou a acender a chama da vontade e, quem sabe, uma proposta para uma futura colaboração que envolva o museu e uma das escolas de Silves,onde também sou professor.
Continuem. E um dia destes, talvez tenham notícias minhas.

11/08/2006 11:57 da tarde  
Blogger blogdarolha disse...

Caro Manuel Ramos, estava acompanhadopelo Luciano Abelheira, que lhe manda cumprimentos, quando li a sua mensagem.
Claro que podemos colaborar. É uma honra para nós poder contar com a sua colaboração! Começariamos por envolver uma Escola de Silves à qual podemos fazer chegar um 1º Rolhão e à qual me posso deslocar para fazer uma apresentação do Projecto. Depois, será um largo caminho de parceria e permuta, para mais estão perto do reciclador. Não é?

11/09/2006 2:16 da manhã  
Blogger manuel castelo ramos disse...

É verdade, estamos perto do reciclador. Agradeço a vossa receptiva resposta. Começarei "a sondar vontades"...
Depois vos direi.
Muitas entradas no vosso Blogue!

11/12/2006 2:03 da manhã  
Blogger blogdarolha disse...

estou a pensar, caro Manuel em 3 passos:
-Visitá-lo na companhia do Luciano;
-Fazermos um depósito em Silves para a recolha do Barlavento;
-Promover no Museu uma acção de divulgação para a qual convidariamos escolas.
A Associação A Rocha já levantou o1º Rolhão e vai divulgar em Lagos (?).
cumprimentos
António Almeida

11/12/2006 11:45 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo
Academics Blogs